Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

Santa Mônica renova sua consagração a São José

A paróquia Santa Mônica, no Rio de Janeiro, celebrou pelo terceiro ano consecutivo a consagração a São José, consolidando um caminho comunitário de oração, formação e vida interior.
ParóquiaSantaMônica-Página-WEB

A paróquia Santa Mônica, no Rio de Janeiro, viveu um novo momento de graça com a consagração a São José, celebrada pelo terceiro ano consecutivo. Ao todo, 112 fiéis participaram deste itinerário espiritual, que convida a confiar a vida à proteção e intercessão de quem a Igreja reconhece como guardião da Sagrada Família.

Mais do que uma prática devocional pontual, a consagração se consolidou na comunidade como um caminho de renovação interior. Ao longo de 33 dias de oração, formação e adoração, os participantes se aprofundaram na figura de São José e em seu papel dentro do plano da salvação.

Um caminho de interioridade e confiança

Inspirado no itinerário proposto pelo padre Donald H. Calloway, o processo espiritual permitiu contemplar São José como pai espiritual, guardião fiel e modelo de vida silenciosa e obediente.

Ao longo desse caminho, os fiéis foram convidados a redescobrir a presença de Deus no cotidiano, aprendendo com a discrição e a fidelidade de São José. Assim, a consagração se apresenta como uma escola de vida cristã que impulsiona a uma fé mais profunda e encarnada.

São José na espiritualidade agostiniano-recoleta

Na tradição dos Agostinianos Recoletos, São José ocupa um lugar especial. Desde 1669, é venerado como patrono da Ordem e modelo de interioridade, recolhimento e contemplação.

Assim como viveu em constante proximidade com Cristo na vida oculta de Nazaré, o carisma agostiniano-recoleto convida os fiéis a cultivar uma relação íntima com Deus no silêncio do coração e na vida cotidiana.

Uma consagração que se transforma em missão

O processo formativo contou com o acompanhamento de diversos religiosos, entre eles o prior provincial, Javier Tello, junto a outros frades que colaboraram na animação espiritual do itinerário.

Como sinal visível desse caminho, foi confeccionada uma camiseta com o lema do Ano Missionário: “Anunciai Cristo onde puderdes”, lembrando que a consagração não termina em um ato devocional, mas impulsiona a uma vida missionária.

Dessa forma, a comunidade de Santa Mônica continua fortalecendo sua vida de fé, renovando o compromisso de viver e anunciar o Evangelho a partir da espiritualidade agostiniana.

Compartilhar:

Assine nossa newsletter