Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

Os agostinianos recoletos agradecem a são Pio X com a eucaristia sobre sua tumba, na Basílica Vaticana.

Estava programada mais uma atividade de fim de semana para o Curso de Renovação para Europa; uma atividade como nas outras duas semanas anteriores, nas quais se visitou os santuários de santa Mônica, na igreja de santo Agostinho (Roma), santa Rita (Cássia) ou são Nicolau de Tolentino. No entanto, quando, às 8 horas da manhã do sábado, 13 de julho, os participantes do Curso começavam sua celebração eucarística na Basílica de são Pedro, tiveram a clara consciência de estar representando a toda a Ordem.

FICHERO9638

Eles eram 24, tendo o prior geral, Miguel Miró, à frente. E celebravam a eucaristia numa capela lateral de São Pedro, a segunda da esquerda, ao pé da Basílica. É a capela presidida pelo quadro da Apresentação da Virgem Maria, obra de Francesco Romanelli (1640); uma cena tradicional de grande significado para os religiosos ali reunidos.

Sob o altar desta capela, e à vista dos fieis, se encontra o corpo de são Pio X (1904-1914), o Papa que em 1912 concedeu o título de Ordem aos agostinianos recoletos, nascidos como comunidade vários séculos antes, em 1588. Até o próximo 15 de setembro, os recoletos ainda estarão celebrando o Centenário daquele acontecimento, razão pela qual este Curso de Renovação está sendo realizado na Cidade Eterna.

De alguma maneira, era toda a Ordem que nesse dia se aproximava de são Pio para dar-lhe graças. Ainda que, em realidade, a celebração eucarística sempre foi, é e será ação de graças a Deus por Jesus Cristo, que ao longo dos tempos chamou ao seu seguimento a tantos agostinianos recoletos. Desde o princípio, esse foi o tom e a mensagem que o Prior Geral destacou repetidamente, de modo especial durante a homilia.

Bento XV

Haren Os concelebrantes Outro ponto que Miró destacou em sua homilia foi o da eclesialidade da Ordem. O Papa representa a Igreja, e foi ela que concedeu aos recoletos sua máxima distinção como Ordem. E ela é também a que continua confiando nos agostinianos recoletos, aos quais continuamente chama à renovação. Testemunha excepcional desta mensagem foi, curiosamente, outro Papa que, em vida, teve muita proximidade com os frades recoletos: Bento XV (Giacomo della Chiesa, 1914-1922), cujo sepulcro é bem visível nesta mesma capela.

De acordo com esta sensação de todos os presentes, a missa inteira se tornou uma oração pelo conjunto da Ordem: seus religiosos e formandos, as monjas e irmãs agostinianas recoletas, os membros da fraternidade secular e os jovens agostinianos recoletos. E se concluiu com uma singela oração a são Pio X, especialmente composta na Ordem para o Centenário de sua morte (2014), e com o hino a santo Agostinho, como remate.

Compartilhar:

Assine nossa newsletter